quarta-feira, 28 de março de 2012

Goleiros do SPFC/Colégio Londrinense vêm atuando bem


Depois de mais 2 jogos realizados em casa pela Liga Nacional, um contra o Corinthians, onde saímos com a derrota e um contra o São Caetano, vitória de 3 a 2, o SPFC/Colégio Londrinense se encontra em 9º lugar na classificação com 7 pontos.
Em relação aos goleiros, devido a uma indisposição estomacal o goleiro Adi vem desfalcando a equipe desde a última sexta-feira, nos dois últimos jogos o defensor da meta foi Cris Zaparoli. No jogo contra o Corinthians, Cris foi um dos principais jogadores da equipe tricolor, tanto embaixo das traves onde realizou pelo menos 5 defesas difíceis e com os pés sendo o principal finalizador da equipe. Já no jogo contra o São Caetano foi pouco acionado, e nada pode fazer nos dois gols sofridos.

Cris no jogo contra o Corinthians

“Teremos agora mais dois dias de treinamento em Londrina, a partir de hoje o Adi deve retornar aos treinos, onde devemos fazer um trabalho específico com ele, é claro que ainda sem muita intensidade. Já com o Juninho iremos fazer pelo menos um treinamento especifico intenso, pois este ainda não vem atuando. O mais importante de tudo, que com a volta do Adi, os três goleiros ficam a disposição do técnico Sérgio Benatti, além disso, é importante frisar que os três vêm treinando muito bem e nos jogos vem realizando intervenções importantíssimas”, disse o treinador de goleiros, Felipe Andreoli.
Na quinta o time viaja para Santa Catarina, onde no sábado enfrente o 4º colocado Florianópolis em Floripa e na segunda enfrenta a equipe do ADU/Hipper Freios/Joma em Tubarão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Rotina do SPFC/Colégio Londrinense é intensa e equipe tem pouco tempo para treinar


O SPFC/Colégio Londrinense está tendo pouco tempo para treinar. Depois de 15 horas no ônibus, a equipe chegou na terça-feira, às 16h30, do Rio Grande do Sul, onde jogou contra o Assoeva, de Venâncio Aires. Ontem os atletas descansaram, até às 13 horas, horário do qual saíram para viajar a São Paulo, onde às 20 horas a equipe estreiou no Campeonato Paulista, fora de casa, contra o Itapeva, no ginásio Antônio Queiroz.
Apesar de tantas viagens e pouco tempo para treinar, conseguimos começar o Paulista com o pé direito, nada melhor do que uma vitória seja qual for a competição, estreiar com vitória é muito bom.



Na sexta-feira, a equipe retoma aos treinos com o elenco completo, pois enfrenta o Corinthians em casa, no sábado, dia 24, às 18h pela 4ª rodada da Liga Futsal. Na segunda-feira, dia 26, a equipe também joga em casa, no ginásio Moringão, contra o São Caetano, pela 5ª rodada da Liga Futsal. Na quarta-feira, dia 5 de abril, a equipe viaja para Mogi das Cruzes (SP), cidade em que está mandando os seus jogos no Campeonato Paulista, para enfrentar a equipe do FIB/Bauru pela 2ª rodada do Paulistão, no ginásio Professor José Limongi Sobrinho.
E assim vai a rotina da equipe. “Só o que a gente faz é descansar. Temos uma rotina muito intensa. Mesmo assim, a equipe está evoluindo minuto a minuto. Essas viagens estão desgastando o grupo. Estou poupando alguns jogadores no Campeonato Paulista”, disse o técnico Sérgio Benatti.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A importância da análise de jogo para Goleiros de Futsal


Atualmente, tem se utilizado, de vários meios, para melhora do treino e do jogo, seja, através de anotações feitas manualmente durante o decorrer do jogo, ou ainda, de softwares específicos que registram cada detalhe do jogo no momento real.
A análise de jogo nos permite conhecer o comportamento técnico-tático dos jogadores de uma equipe, deixando que a estruturação de um treino ou de um jogo seja feito através das ações observadas. No caso dos goleiros, nos remetemos às finalizações adversárias que são realizadas a gol, e a partir daí, através de um scout específico, quantificamos as ações ocorridas durante o jogo, a respeito do local de finalização, do local do gol acertado e do tipo de ação ocorrida.

Scout Goleiros

Porém, não é uma tarefa fácil, analisar o desempenho deles, pois, acima de tudo, o jogo é imprevisível. Por exemplo, a ação de tomada de decisão do goleiro é complexa, pois advém dos processos cognitivos, perceptivos, decisórios, executivos e volitivos, o que torna a tarefa do treinador de goleiros mais delicada.
Desta maneira cabe a nós, analisarmos detalhadamente os tipos de ações ocorridas  durante o jogo, assim, com a observação do seu comportamento individual, tornar o treinamento específico o mais próximo da realidade de jogo.
Deixo aqui uma dica para quem gosta de análises de jogos, se trata do programa LongoMatch, um software gratuito que nos permite editar cada ação do jogo, da maneira que acharmos melhor. Fica aqui o site para quem deseja utiliza-lo, http://longomatch.org/.

Software LongoMatch

Abraços a todos!

terça-feira, 13 de março de 2012

Goleiros do São Paulo F.C./Colégio Londrinense começam a Liga Nacional com o pé direito


Em um primeiro tempo pouco movimentado, Maringá chegou mais vezes ao gol defendido por Adi, porém o goleiro se mostrou eficiente quando foi acionado, principalmente quando a equipe de Maringá, em três oportunidades chegou cara a cara com o goleiro, que pode executar três grandes defesas. Depois disso o São Paulo F.C., melhorou e abriu o placar, aos 15min32 do primeiro tempo!
            Perguntado sobre o seu papel no primeiro tempo, Adi, disse o seguinte: “Gostei do meu primeiro tempo, exceto nas reposições de bola com o pé. Fiz pelo menos três grandes defesas, que é o que o goleiro precisa fazer, e no geral sair sem levar gols é o que me deixou mais feliz”.

           Já no segundo tempo, a partir dos 15min, o técnico Sérgio Benatti, resolveu trocar os goleiros, colocando Cris no lugar de Adi, para que assim a equipe pudesse acionar mais o goleiro para jogar com os pés. Com o São Paulo F.C. com o placar favorável, a equipe de Maringá arriscou mais, porém, Cristiano Zaparoli, se mostrava muito seguro nas bolas que precisou defender.
Nos 7min finais, quando o jogo se encontrava 3 a 1 para a equipe do SPFC/Colégio Londrinense, Maringá resolveu apostar no goleiro linha, foi ai que, em uma bola mal arrematada pela equipe adversária, Cris executou o encaixe, e da sua meta chutou para o gol adversário, fazendo o quarto do gol da equipe tricolor.

        “Nós sabemos do risco que se corre quando se usa goleiro linha, tive a felicidade de fazer a defesa e consequentemente acertar um chute de uma longa distância, ajudando minha equipe na vitória, mas isso se deve a boa postura de marcação da equipe no goleiro linha”, disse Cris sobre o gol marcado.
            “Como havia dito temos três goleiros preparados para cada situação de jogo, foi muito bom ver dois deles atuando, Adi mostrou muita eficiência em bolas frente a frente, executando defesas importantíssimas no primeiro tempo, quando precisou do Cris, ele entrou e fez boas intervenções, além disso, como esperado, mostrou ser eficiente com os pés, marcando um dos gols da partida. Tenho certeza que se precisássemos do Juninho, ele estaria a nível dos dois”, falou o treinador de goleiros do São Paulo F.C/Colégio Londrinense, Felipe Andreoli.

domingo, 11 de março de 2012

São Paulo F.C./Colégio Londrinense estréia na Liga Nacional em clássico regional


    Amanhã começa a principal competição do salonismo brasileiro, a Liga Nacional. Depois de 8 semanas de pré-temporada, 3 amistosos realizados, amanhã é dia de estréia para a equipe do São Paulo F.C. diante da sua torcida.
   O jogo será contra o Oppnus/Maringá, às 20 horas, no Moringão. A expectativa é iniciar a competição com uma vitória para motivar o time que, na sequência, viaja ao Rio Grande do Sul e enfrenta dois fortes clubes gaúchos: o vice-campeão de 2011, Carlos Barbosa, no dia 17 e o Assoeva/Unisc/ALMV/Venax, de Venâncio Aires, no dia 19.
   Em relação a Maringá que volta este ano a Liga Nacional, podemos dizer que jogadores experientes do futsal paranaense foram contratados, com  a expectativa de fazer uma boa competição nacional. Um atrativo a mais, neste jogo de estréia, é que Londrina e Maringá, são cidades próximas, e quando as duas equipes se enfrentam, há muita rivalidade. O elenco Londrinense/tricolor espera fazer um bom jogo e sair de quadra com três pontos, pois Maringá se trata de um adversário direto para busca da classificação.
  Em relação aos goleiros, “conseguimos fazer uma excelente pré-temporada, com treinos específicos e treinos físicos, tivemos um pequeno problema com Cris Zaparoli, mas nada que impedisse de estar pronto para estréia. Adi e Cris, são os relacionados para esta primeira partida, os dois foram muito bem nos jogos amistosos, e esperamos que possam fazer uma excelente Liga Nacional”, disse o treinador de goleiros Felipe Andreoli.
    Perguntado sobre a expectativa na Liga Nacional deste ano, Adi, disse o seguinte: ''esperamos bons resultados neste começo de Liga já que o time é qualificadíssimo e o mais importante, os goleiros estão mais preparados como nunca estiveram." 

sábado, 10 de março de 2012

Elenco do São Paulo F.C./Colégio Londrinense conta com três goleiros para disputa da Liga Nacional e Campeonato Paulista




Adriano Lazzaretti Braido (Adi), natural de São Leopoldo (RS), 24 anos, 1,74m de altura, 76 kg, é o mais velho dos goleiros, na equipe do Colégio Londrinense desde 2008, quando chegou com 20 anos, Adi é um dos remanescentes que continuam na equipe depois da parceria fechada com o São Paulo Futebol Clube. Atuou nas categorias de bases do SPFC, por três anos jogou em equipes sub-20, na AABB (2005), no SPFC/Santo André (2006) e na extinta equipe do Banespa em 2007. Em 2008 foi integrado a equipe adulta do  Banespa, onde atuou até abril, depois disso chegou a Londrina, onde hoje é um dos principais atletas da equipe tricolor.


Adriano Lazzaretti Braido (Adi)

Cristiano Felipe Zaparoli (Cris), campeão sul-americano com a Seleção Brasileira Sub-20, é um dos novos atletas que chegaram para formar o elenco do São Paulo F.C./Colégio Londrinense para a disputa da Liga Futsal 2012. Natural de Sananduva (RS), 24 anos, 1,83m e 90kg, Cris já jogou nos seguintes times: AGS-Sananduva (RS), Gaúcho-Passo Fundo, Atlântico-Erechim, Ulbra-Canoas, RCG-Garça, ACBF-Carlos Barbosa e Copagril-Marechal Cândido Rondon. Certamente trouxe sua experiência em passagens por seleções de bases, para somar a equipe. Cris é um excelente chutador e pegador de pênaltis.


            Cristiano Felipe Zaparoli (Cris)

Carlos Alberto Cavalcanti Junior (Juninho), atleta da casa, desde os 15 anos atua pela equipe do Colégio Londrinense, integrado a equipe principal em 2009, Juninho tem se mostrado determinado a evoluir, em treinamentos específicos recebe muitas informações do seu treinador de goleiros e dos goleiros mais experientes. Atualmente com 18 anos, 1,78m e 82kg, Juninho é destaque nas avaliações físicas. Em 2011 foi goleiro da Seleção Paranaense na Taça Brasil Sub-17 realizada em Pernambuco.


 Carlos Alberto Cavalcanti Junior (Juninho)

“Esperamos fazer um bom ano e atingir nossos objetivos, temos três excelentes goleiros, preparados para diferentes situações de jogo”, disse o treinador de Goleiros, Felipe Andreoli do São Paulo F.C./Colégio Londrinense.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bem vindos ao Camisa 1 Futsal!

   Sejam todos bem vindos ao blog Camisa 1, trataremos aqui neste espaço de assuntos relacionados ao salonismo brasileiro, principalmente sobre atletas que fazem da "camisa 1" seu manto sagrado. Um espaço para que possamos debater sobre os arqueiros do futsal brasileiro e sobre os treinamentos que são aplicados a estes atletas, que tem seu treinamento diferente dos demais atletas. 
   Conto com a contribuição de todos que gostam desta área, peço para que deixem seus comentários nos posts publicados para que possamos fazer dos assuntos aqui mencionados, os melhores possíveis!

Abraços a todos!