quinta-feira, 26 de abril de 2012

Parabéns pelo dia do Goleiro!


Hoje, 26 de abril, comemora-se o dia do goleiro! Quero desejar a todos os goleiros, parabéns, pela coragem, heroísmo e acima de tudo a força de vontade, a luta, por se superar a cada lance, por realizar muitas vezes “milagres”, por levar boladas nas caras, que parecem nem doer, pois nós goleiros, temos a missão de evitar o principal objetivo do jogo, o gol!



Abaixo coloco textos de autores desconhecidos publicados na internet sobre o que é ser goleiro:
"Ser goleiro é ser herói e vilão. É querer evitar o inevitável sempre achando, lá no fundo, que dava pra defender o mais indefensável dos chutes. É jogar um jogo coletivo de forma quase individual e depois de uma grande defesa, ainda que não te agradeçam, saiba que você é tão importante quanto o atacante. É saber dizer, que falhas fazem parte, pois só quem joga lá sob as traves, sabe o quanto, defesas que parecem fáceis, podem ser bem mais difíceis do que se espera. Enfim, ser goleiro é ser o coração do time, mesmo num jogo onde o principal objetivo você deve evitar."



“O primeiro a entrar e o último a sair, o que treina mais e muitas vezes quase não aparece no jogo, o que faz milagre, o frangueiro, quando falha é sempre lembrado, a grande defesa que serviu só para aquela partida. Ser goleiro é ter altos e baixos, é treinar muito mais pra querer ser alguém na vida, é ter sua luz própria e depender da trave como ajuda, ou de um companheiro que apareceu do nada, é estar ligado durante toda a partida mesmo ela não sendo intensa, é acreditar quando não acreditam mais. Ser goleiro é ser tudo ou nada, é ir ao céu e logo depois conhecer o inferno, é ser o primeiro atacante e o último defensor, é ser o que é, pois goleiro não se faz, nasce pra ser goleiro, o único jogador que tem o privilégio de jogar com as mãos!”



Mais uma vez meus parabéns a todos os goleiros, em especial, com quem convívio praticamente todos os dias, Cris, Adi e Juninho, fé e luta sempre!
Abraços a todos!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Liga Nacional retorna neste sábado e São Paulo Colégio/Londrinense se prepara para uma maratona de jogos


            Depois do recesso de quase um mês a principal competição do futsal brasileiro volta a ter jogos nesse sábado, dia 28. Durante este período a equipe do São Paulo/Colégio Londrinense disputou três jogos pela Liga Paulista, onde somaram quatro pontos, a equipe se encontra em 5º lugar na competição. O ala Edu, aproveitou este tempo para tratar de uma lesão muscular na coxa, e já esta a disposição do técnico Sérgio Benatti para os próximos jogos.
            Conseguimos também fazer bons treinamentos, o Benatti, teve tempo para corrigir e trabalhar os aspectos técnico-táticos da equipe, além disso, com os goleiros foram feitos bons treinamentos específicos, com muitos exercícios combinados, e muita conversa, para corrigir alguns aspectos de posicionamento.




     A partir de sábado concentramos nossas forças na Liga Nacional em busca da classificação para a próxima fase, serão 12 jogos em aproximadamente 40 dias, apesar da maratona de jogos e viagens, os jogadores estão focados e sabem o que teremos que fazer para garantir nossa classificação, cabe a nós da comissão técnica continuar trabalhando forte e dar todo suporte para que os jogadores mantenham-se concentrados.
       O São Paulo/Colégio Londrinense joga neste sábado contra a equipe da Intelli/Orlândia às 18h30min, no ginásio de esportes Moringão e espera contar com o apoio da torcida para fazer um grande jogo, “sabemos que não será um jogo fácil, a equipe de Orlândia conta com jogadores da seleção brasileira, mas do nosso lado temos jogadores com potencial para fazer um grande jogo e encará-los de igual para igual, espero que a torcida compareça e nos incentive até o fim”, disse o treinador de goleiros, Felipe Andreoli.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

As capacidades físicas enfatizadas no treinamento do goleiro de futsal


Geralmente, ao considerar a forma esportiva de uma atleta de alto nível, logo pensamos que este deva apresentar um perfil ótimo para cada valência física inerente ao esporte, ou seja, força, velocidade, agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia, flexibilidade e seus derivados. Entretanto, no esporte coletivo em que cada atleta desempenha uma função determinada de acordo com sua posição, será que é necessário ser bom em todas essas variáveis?
Recordemos então um dos princípios da teoria do treinamento esportivo, que consiste no “princípio da especificidade”. Segundo este princípio, o treinamento físico deve proporcionar estímulos que promovam, por meio da sobrecarga imposta ao organismo, modificações morfo-funcionais específicas requeridas pela modalidade esportiva praticada.
No caso dos goleiros, devemos enfatizar algumas capacidades que devem ser treinadas durante as sessões específicas, sempre utilizando exercícios com bola e técnicas oriundas da posição. Abaixo, apresento um quadro com as capacidades físicas mais importantes para o goleiro de futsal, em uma escala de 1 a 5, onde 1 é menos importante e 5, o mais importante.


Assim, podemos observar que a ênfase no desenvolvimento de três capacidades (agilidade, força explosiva e flexibilidade) é a base ideal para o goleiro. Nas sessões específicas, os exercícios de agilidade e força explosiva são fundamentais, já no desenvolvimento da flexibilidade há a necessidade de utilizar sessões específicas complementares, nas quais as mais diversas técnicas de alongamento (estático, dinâmico, passivo, FNP contração-relaxamento, contração-relaxamento e contração-agonista) serão empregadas.
Em relação à agilidade, devemos utilizar exercícios que exijam dos goleiros movimentos rápidos com mudança de direção. No treinamento da potência (força explosiva), utilizam-se movimentos que exijam uma rápida ação contra algum tipo de resistência, por exemplo, arremesso de medicine ball para membros superiores e saltos verticais para membros inferiores.
Vale destacar ainda o desenvolvimento da velocidade, manifestada sob a forma de velocidade de reação, muito comum no treinamento com implementos menores como bolinhas de tênis, e ainda, a velocidade de deslocamento, quando o goleiro precisa diminuir o espaço do oponente o mais rápido possível, enfatizada em exercícios de um contra um e desvantagem numérica.
Desta maneira, deve-se treinar o que é mais fundamental para cada jogador, fazer com que este realize movimentos o mais próximo da realidade de jogo, ou seja, enfatizar as capacidades mais importantes para aquela posição, ou melhor, para a característica de jogo daquele jogador!
Ficam aqui meus agradecimentos por quem sempre vem contribuindo pela melhora da nossa área, Felipe Rabelo, preparador físico do São Paulo/Colégio Londrinense e Serginho Santana, treinador de goleiros do Sport Clube Corinthians Paulista.
Abraços a todos! 

terça-feira, 3 de abril de 2012

SPFC/Colégio Londrinense consegue vitória importantíssima fora de casa


Em um jogo bastante movimentado, o SPFC conseguiu a vitória nos últimos segundos de jogo, com um gol do pivô Diego faltando 15 segundos para o término do jogo, placar final, 3 a 2 sobre a Unisul de Tubarão-SC. Com os resultados da rodada favoráveis, a equipe tricolor deu um salto na tabela, agora é o 7º colocado da Liga Nacional.



A partir de agora, a Liga Nacional faz uma pequena parada, devido as Eliminatórias Sul-Americanas, que garante vagas a Copa do Mundo de Futsal FIFA que será realizada no mês de novembro na Tailândia.
O SPFC/Colégio Londrinense tem agora compromissos pela Liga Paulista de Futsal, já nesta quinta, joga contra FIB/Bauru em Mogi das Cruzes-SP, palco dos mandos de jogos da equipe em São Paulo, já na sequência enfrenta a equipe do São José, em São José dos Campos-SP, na terça-feira, dia 10.
“Vamos ter 3 semanas de treinos até a volta da Liga Nacional, com alguns compromissos pela Liga Paulista, o momento agora é de recuperar quem esta lesionado e dar sequência ao trabalho  para que a equipe se entrose cada vez mais, com os goleiros vamos fazer alguns trabalhos específicos e acertar alguns detalhes para a sequência do campeonato”, afirmou Felipe Andreoli.
A equipe volta a jogar pela Liga Nacional, no dia 28 de abril, contra a Intelli/Orlândia às 18h30min no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina.